|
|
Indice de estações
...
Entroncamento
Jacuípe
Rio Fundo
...
Ramal de Catuiçara - 1940
Ramal de Catuiçara e ramais secundários e particulares
das usinas - www.bangue.com.br
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Santo Amaro
(1883-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1964) |
JACUÍPE
Município de São Sebastião
do Passé, BA |
Ramal de Catuiçara ou de Santo Amaro - km 72,612
(1960) |
|
BA-3010 |
Altitude: 15 m |
|
Inauguração: 1883 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. de
Santo Amaro foi construída em 1883 partindo da estação
de Santo Amaro e atingindo a estação de Jacu, e apenas
em 1912 foi prolongada até Bom Jardim (hoje Catuiçara).
Era um ramal construído para atender aos usineiros da região.
Era uma linha que se ligava à linha que vinha de Salvador pela
estação de Buranhem, comum às duas linhas. Esta
era também ponta do ramal de Buranhem, que partia de Água
Comprida (Simões Filho). Pelo que se pôde deduzir, a
ferrovia somente foi aberta ao transporte público por volta
de 1940, quando, incorporada à V. F. F. Leste Brasileiro, transformou-se
num de seus ramais. Várias modificações e retificações
de linha durante os anos 1940 deixaram o trecho Santo Amaro-Buranhem
fazendo parte da nova linha Sul e o trecho que sobrou, Buranhem-Catuiçara,
passou a ser o ramal de Catuiçara. Este por sua vez funcionou
até 1964, quando foi desativado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jacuípe foi inaugurada em 1883 pela E. F. Santo Amaro.
Com a incorporação da E. F. Santo Amaro pela Viação
Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) em 1939, a estação
passou a servir ao transporte público.
Quando o principal transporte
ainda era o trem do ramal, os dias de feira eram programados, nos
lugarejos próximos , que eram distritos de Santo Amaro
de forma que os feirantes pudessem participar das feiras, pois parte
deles circulava de uma para outra. Assim a feira de Jacuípe
era domingo, a de Terra Nova era segunda, a de Catuiçara
era sábado, como também a do Jacu. Todos esses
locais faziam parte do trecho ferroviário facilitando o deslocamento
dos feirantes de uma para a outra feira.
O ramal de Catuiçara
foi fechado em 25.05.64, de acordo com ferroviários da região.
Pelo mapa do ramal com seus ramais particulares que existe nesta página,
aparentemente era da estação de Jacuípe
que saía um desses ramais particulares e que era parte da rede
que ficava ao lado esquerdo do ramal de Catuiçara.
A
estação foi demolida.
(Fontes: www.bangue.com.br;
Ministério dos Transportes: Anexo 1 ao
Termo de Transferencia no. 587/2010, Imóveis não operacionais
da Extinta RFFSA transferidos para a SPU, 2010;
Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.06.2020
|
|