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Rio Claro
Batovi
Camaquã
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1916-1971)
FEPASA (1971-1980) |
BATOVI
Município de Rio Claro, SP |
Linha-tronco - km 143,135 (1958) |
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SP-0988 |
Altitude: 547 m |
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Inauguração: 01.06.1916 |
Uso atual: posto de correios e subprefeitura local (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Batovi foi inaugurada em 1916 e era a primeira estação da
linha "nova" da Paulista, que surgiu com a retificação
que eliminou o trecho do Cuzcuzeiro. Em volta dela se formou
um pequeno bairro que existe até hoje.
A estação, entretanto, foi desativada em 1980, com a construção da
variante Santa Gertrudes-Itirapina, ficando o prédio
sem trilhos.
Em 2016 servia como centro esportivo. Em 2023, o prédio estava bastante bem conservado, sendo utilizado agora como posto de correios e também como sede da subprefeitura do local.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adalberto Gaib) (Veja
também BATOVI-NOVA)
(ACIMA: A estação em 10/9/2023. Foto: Murici Tondato.
Segundo Tasso Campos, "a esplanada de
Batovi era grande porque era lá que se 'quebravam' os trens
de carga para refazê-los em Itirapina e vice-versa (a
subida era pesada). Havia um tráfego muito intenso nesse trecho
e com muitos cruzamentos, por causa dessa limitação de tração
entre Batovi e Itirapina" (depoimento em janeiro de 2013).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998 e 2003; Murici Tondato, 2023; Tasso
Campos, 2013; Jônatas Camargo, 2010 e 2016; Adalberto Gaib; Wilson de Santis Jr, 2001.; Cia.
Paulista: Relatórios anuais, 1872-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em construção, em 1916.
Foto do Álbum da Paulista, 1916 |
A estação em 1918. Foto do álbum dos 50
anos da Cia. Paulista |
Em 10/01/1998, o centro de esportes... Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com
as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr. |
A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com
as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr. |
A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com
as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr. |
A estação em 23/2/2010. Foto Jônatas Camargo |
A estação em 5/3/2016. Foto Jonatas de Camargo |
A estação em 10/9/2023. Foto Murici Tondato |
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Atualização:
11.09.2023
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