|
|
...
Rio Claro-nova
Batovi-nova
Camaquã-nova
...
Tronco da CP - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1980-1998)
|
BATOVI-NOVA
(POSTO DO KM 139)
Município de Rio Claro, SP |
variante Santa Gertrudes-Itirapina
- km 138,944 (1988) |
|
SP-0987 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1976 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1976 (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde os anos 1950 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância
entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos
1970, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela
foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se
cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha
que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova.
Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros
passaram por ali até o final de 2000. |
|
A ESTAÇÃO: O posto
de cruzamento de Batovi-nova foi inaugurada em 1976, quando
a variante Santa Gertrudes-Itirapina foi inaugurada
para trens de carga. Também foi chamado de Posto do km 139.
Somente em 1980 os trens de passageiros passaram a seguir também
pela variante, porém seguindo nesta apenas a partir desse posto
novo: eles continuariam a passar por Rio Claro-velha até
sua desativação em 2001.
A variante e a linha velha (de 1916) se encontravam exatamente neste
posto de cruzamento, chamado de Batovi-nova, pois ficava não
muito longe da estação de Batovi, desativada
em 1980, pois ficou na linha erradicada. A função do
posto era monitorar a junção e separação
das linhas.
Em 2023, ele ainda estava de pé, abandonado e depredado.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O LOCAL DA ESTAÇÃO VISTA
DO SATELITE (gentileza
Adalberto Gaib)
(Veja também BATOVI)
ACIMA: A estação (posto) de
Batovi-nova em dezembro de 1999. "O legal é no fundo da foto, mostrando troca de estafe. Reparem a plataforma longe, pois a linha foi desviada, diferente do posto do Km 128. Na foto, o trem tá vindo de Rio Claro Velho, seguindo sentido Interior, pela linha atualmente erradicada". (Foto e texto: Vanderley Zago).
ACIMA: O posto telegráfico abandonado e depredado em 10/9/2023 - Foto: Murici Tondato).
(Fontes: Vanderley Zago; Kelso Medici ; Jônatas
Camargo; Mario Eugênio; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
O posto, visto no sentido Campinas, em 2001. A linha que sai
para a da direita é a da variante, a da esquerda segue
para Rio Claro. Foto Kelso Medici |
O posto, visto no sentido São Carlos, em 2001. Foto Kelso
Medici |
O posto de cruzamento, já sem telhado, em 03/2003. Foto
Mario Eugênio |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.09.2023
|
|