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E. F. Central de
Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1951)
Rede Ferroviária do Nordeste (1951-1975)
RFFSA (1975-1997)
Cia. Ferroviária do Nordeste (1997-) |
UNIÃO
DOS PALMARES
(antiga IMPERATRIZ)
Município de União dos Palmares,
AL |
Linha Sul - km 262 (1960) |
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AL-3076 |
Altitude: 99 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: Em pé. Uso incerto (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de União dos Palmares foi inaugurada em 1884 pela E.
F. Sul de Pernambuco.
Foi ali que, em 1894, dez anos depois da chegada da linha alagoana,
ocorreu a junção das linhas da E. F. Sul de Pernambuco
(arrendada à Great Western em 1901) e da E. F. Central
de Alagoas, também incorporada pela GWB dois anos depois,
em 1903.
"As construções ferroviarias no interior do
NE são muito parecidas em termos de simplicidade e bastante
rústicas, porém muito sólidas. Os telhados do
nordeste, apesar da aparente desordem na arrumação das
telhas, não têm goteiras, considerando
que aqui ainda é zona da mata, dos grandes canaviais"
(Elias Vieira, 05/2005).
A cidade foi parcialmente destruída pelas chuvas de junho de
2010 e parte da linha arrancada pela força das águas.
O prédio da estação sobreviveria. Em 2022, estava até que bem preservada, embora a pintura já estivesse apresentando sinais de desgaste e aparentemente funcionando como mercado de artesanato; porém, no dia da visita estava fechada e com o pátio ocupado por um circo itinerante.
A cidade de União dos Palmares cresceu muito e possui um centro comercial fervilhante, é sem dúvidas a cidade mais importante dessa região. Da ferrovia, sobraram apenas poucas lembramças.
ACIMA: Estação de União
dos Palmares, talvez anos 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: A
estação de União dos Palmares ficava na cidade
do mesmo nome (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. n, 1960).
ACIMA e ABAIXO: Pátio da estação
de União dos Palmares em 2010. Ao fundo, o prédio em primeiro plano é do
armazém (Foto Karllus Pettegh).
ACIMA: Pátio da estação
de União dos Palmares em 2010 (Foto Karllus Pettegh).
ACIMA: Trecho da antiga linha ainda com trilhos e um viaduto em 2022. Do lado direito, o pátio com um circo (Rodrigo Henrique, 14/02/2022)
.
(Fontes: Antonio Carlos Amâncio;
Karllus Pettegh; Coaraci Camargo; Elias Vieira; Estevão Pinto:
História de uma estrada de ferro do Nordeste, 1949; Guia Geral
das Ferrovias do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, talvez anos 1950. Autor desconhecido |
A estação em 1995. Foto Antonio Carlos Amâncio |
A estação de União dos Palmares mudou de
cor e em 2005... |
...estava conservada e sendo usada pela CFN... |
...a então concessionária... |
...onde o armazem havia virado centro cultural. Fotos Elias Vieira,
em 05/2005 |
A estação com o logotipo da Transnordestina, ex-CFN,
em 2010. Foto Karllus Pettegh |
A estação em precárias condições em 2018. Autor desconhecido |
A estação em 14/02/2022. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
12.05.2022
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