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Indice de estações
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Quixabá
Petrolândia
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Linha de P. Afonso (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Paulo Afonso
(1883-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1964) |
PETROLÂNDIA
(antiga JATOBÁ e ITAPARICA)
Município de Petrolândia, PE
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Linha-tronco - km 115 (1960) |
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AL-3430 |
Altitude: 298 m |
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Inauguração: 09.07.1883 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. de Paulo Afonso foi construída entre 1881 e 1883 para
evitar o trecho não navegável do rio São Francisco
de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse
trecho. Foi sempre deficitária, passando por uma região
muito pobre de Alagoas e parte de Pernambuco, terminando próximo
à cachoeira de Paulo Afonso, daí o nome. Em 1901, foi
arrendada à Great Western do Brasil, mas continuou sem ligação
física com as outras ferrovias da região. Em 1943, chegou-se
a anunciar seu fechamento, o que acabou não ocorrendo. Somente
em 1964 a desativação foi feita efetivamente, sob protestos
da população da região. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jatobá foi inaugurada em 1883 (em algumas fontes
em 2 de agosto e outras em 9 de julho), como ponta de linha da E.
F. Paulo Afonso, condição que manteve durante toda a
vida ativa da ferrovia.
Chamou-se, por algum tempo, Itaparica, e finalmente Petrolândia.
Em fins de 1964, a estação e a cidade que então
existiam eram relatadas assim em uma reportagem da época: "Petrolândia
foi uma das primeiras cidades ribeirinhas a receber a energia de Paulo
Afonso. Mas essa energia não representou para Petrolandia o
mesmo motivo de progresso que foi para outras cidades do vale. Petrolandia
parece que parou no tempo. A estação de trem, com vagões
que evocam a conquista do Oeste americano, a velha locomotiva esquecida
na gare (...)" (Folha de S. Paulo, 31/10/1964). A
nova cidade de Petrolândia foi reconstruída próxima
à antiga.
Foi demolida pela CHESF juntamente com toda a cidade de Petrolândia,
meses antes do enchimento do reservatório de Itaparica,
em fevereiro de 1988.
Junto à estação, ficavam também os prédios
das oficinas, depósitos, barracão, residências
e girador. Em frente à estação estava o cais
onde atracariam as embarcações a vapor para a integração
"ferrovia-hidrovia". Havia também um barracão
que servia como garagem para as locomotivas, carros e vagões.
1881
AO LADO: Jatobá - hoje Petrolêndia, em PE - ainda nem existia no início deste ano, (O Estado de S. Paulo, 13/2/1881).
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1884
AO LADO: As obras para navegação fluvial do São Francisco de Jatobá a Januária, em Jatobá - hoje Petrolândia, já em Pernambuco - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 29/10/1884).
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1924
AO LADO:
"Monstro" embarca no trem em Jatobá para
ser enviado a Salvador (O Estado de S. Paulo, 12/4/1924).
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ACIMA: Estação de Petrolândia
em 1959, com um trem de composição de carga que acompanhava
na época as duas viagens semanais do trem misto que ligava
aquela cidade pernambucana a Piranhas, em Alagoas, pela margem esquerda
do rio, tentativa do tempo do Império de ligação
do sistema fluvial do rio São Francisco com o mar, já
que não se poderia utilizar o curso d'água na área
das cachoeiras de Itaparica e Paulo Afonso e do profundo canyon que
vai até perto daquela cidade alagoana (Folha da Manhã,
5/7/1959).
ACIMA: Cais Dom Pedro II, junto à estação
ferroviária, em foto publicada em 1958. Reparem que ele já
estava semi-abandonado, embora a ferrovia continuasse em atividade
(Enciclopédia dos Municípios Basileiros, vol. XVIII,
1958).
ACIMA: Mapa do municipio de Petrolandia (parcial) mostrando a estação de Petrolândia (no canto superior esquerdo, Às margens do rio São Francisco) e de Volta (embaixo, à direita, na divisa de estados entre Pernambuco e Alagoas nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol V, 1960).
ACIMA:
O município de Petrolandia em 1958 e sua posição
em relação à capital, Recife. Reparem que ele
está na divisa tripla entre PE, BA e AL. O que divide o sul
de PE desses dois outros estados é exatamente o rio São
Francisco (Enciclopédia dos Municípios Basileiros, vol.
XVIII, 1958).
(Fontes: Luiz Ruben F. de A. Bonfim;
Folha da Manhã, 1959; Folha de S. Paulo, 1964; IBGE: Enciclopedia
dos Municipios Brasileiros, vol. XVIII, 1958; Luiz Ruben F. de A.
Bonfim: A Estrada de Ferro Paulo Afonso, 2001; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Petrolândia, sem data. Acervo
Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
Estação de Petrolândia, anos 1950. Foto
IBGE |
Estação de Petrolândia, provavelmente anos
1980. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
Estação de Petrolândia, provavelmente anos
1980. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
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Atualização:
17.10.2022
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