|
|
E. F. Paulo Afonso
(1882-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1964) |
DELMIRO
(antiga PEDRA)
Município de Água Branca, AL
(1882-53)
Município de Delmiro Gouveia, AL (1953-) |
Linha Sul - km 54 (1960) |
|
AL-3427 |
Altitude: 245 m |
|
Inauguração: 10.07.1882 |
Uso atual: museu (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. de
Paulo Afonso foi construída entre 1881 e 1883 para evitar o
trecho não navegável do rio São Francisco de
forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse
trecho. Foi sempre deficitária, passando por uma região
muito pobre de Alagoas e parte de Pernambuco, terminando próximo
à cachoeira de Paulo Afonso, daí o nome. Em 1901, foi
arrendada à Great Western do Brasil, mas continuou sem ligação
física com as outras ferrovias da região. Em 1943, chegou-se
a anunciar seu fechamento, o que acabou não ocorrendo. Somente
em 1964 a desativação foi feita efetivamente, sob protestos
da população da região. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pedra foi inaugurada em 1882 - quando a ferrovia foi construída,
havia uma quantidade enorme de pedras no local da estação.
Mais tarde, em 1903, apareceu por ali um empreendedor de nome Delmiro
Gouveia, que construiu uma fábrica de linhas e
toda a infraestrutura, inclusive uma usina de eletricidade,
para poder movimentá-la.
A fábrica acabou fechada
não muito tempo depois de sua morte, em 1917. Por causa
dele a cidade acabou recebendo seu nome. A ferrovia passou
a ser chamada popularmente de Trem de Delmiro. A própria
estação recebeu, no final de 1943, o nome Delmiro.
Depois do fechamento da ferrovia, em 1964, esta foi fechada
e abandonada. Restaurada, passou a abrigar em 1989 o Museu
Delmiro Gouvêa, que mostra tanto artefatos e fotos
da ferrovia quanto da antiga fábrica de linhas. Nos
dísticos do pequeno prédio, um lado ostenta
o antigo nome - Pedra - e o outro, o atual - Delmiro.
A locomotiva em frente à estação faz
parte do museu e pertencia à ferrovia.
Em 2022 o museu continuava aberto.
|
1882
À ESQUERDA: Inauguração
da ferrovia de Piranha a Pedra em 1882 (Diario de Noticias,
Belem do Pará, 9/8/1882)
|
ACIMA: Locomotiva e vagões próxima à estação
de Delmiro (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Linha da E. F. Paulo Afonso no município de Piranhas em 1958 (IBGE - Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XIX,
1958).
ACIMA: Ponte ferroviária próxima à
estação de Delmiro, em 2010 (Foto Sydney Corrêa).
(Fontes: Sydney Corrêa; Ruben F. de A. Bonfim:
A Estrada de Ferro Paulo Afonso, 2001; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Delmiro, em 1982. Acervo Luiz Ruben
F. de A. Bonfim |
Estação de Delmiro, antes do restauro, provavelmente
1988. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
Estação de Delmiro, antes do restauro, provavelmente
1988. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
Estação de Delmiro, antes do restauro, provavelmente
1988. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
Estação de Delmiro, em 2001. Acervo Luiz Ruben
F. de A. Bonfim |
Estação de Delmiro, em 2001. Acervo Luiz Ruben
F. de A. Bonfim |
Estação de Delmiro, em 2001. Acervo Luiz Ruben
F. de A. Bonfim |
A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa |
|
|
|
|
|
Atualização:
16.10.2022
|
|