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E. F. Central de
Alagoas (1891-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAPELA
(antiga PARAÍBA, EUCLIDES MALTA e CONCEIÇÃO DA
PARAÍBA)
Município de Capela, AL |
Ramal de Colégio - km 354
(1960) |
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AL-4008 |
Altitude: 78 m |
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Inauguração: 24.12.1891 |
Uso atual: Secretaria de Educação do município (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal do Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu
a estação de Porto Real do Colégio em 1950, foi
aberto aos poucos a partir da estação de Lourenço
de Albuquerque, na linha Recife-Maceió da Great Western. Em
1884 estava em Urupema, em 1891 avançou até Viçosa,
em 1912 em Quebrangulo. Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios,
para somente 14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio
São Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de
Propriá no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando
a passagem dos trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000,
a queda de uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até
2007, quando se começou a fazer a recuperação
do ramal pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os
trens de passageiros não existem mais desde por volta de 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paraíba foi inaugurada em 1891.
Em 1904, o nome da estação e da vila passou a ser Euclides
Malta, político alagoano da época.
Em 1919, passou a ser Capela.
Em 1943, mudou para Conceição da Paraíba,
para, em 1949, voltar a ter definitivamente o nome de Capela.
A estação e o pátio ainda existiam em 2008. A
linha estava abandonada nessa época já havia uns 8 anos.
Em 2018 já estava reformada pela Prefeitura. Já o velho armazém, a seu lado, continuava em ruínas.
ACIMA: A estação de Euclides
Malta na primeira década do século XX, com um trem na
linha do ramal (à direita) e um trem com cana chegando do lado
esquerdo em linha própria (Foto publicada em 1910, no
livro Le Brésil, Ses richesses naturelles, ses industries,
Serviço de Expansão Econômica do Brazil, tomo
II, Paris, 1910).
1931
AO LADO: Esta era uma estação
com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo
isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
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ACIMA: Bilhete de segunda classe usado por passageiro que fez o percurso de Anel a Capela da RFN após 1942 - moeda corrente: cruzeiros, que vigorou até 1967 e deois, de 1969 a 1986. (Cessão Geraldo Fernandes do Carmo em 2023)..
ACIMA: A estação de Capela
fica na sede do município do mesmo nome. Notar que o mapa de
1960 ainda mostra o atual município de Cajueiro como
distrito do município de Capela (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960).
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ACIMA: pátio da estação
de Capela em 2006 - a estação de passageiros
está à esquerda e é a mesma que aparece na foto
de 1910. Há ainda desvios, mas a ferrovia da usina não
está mais ali. A cidade cresceu em volta, enquanto na foto
mais antiga o pátio parece isolado (Foto Claudio Vitoriano)
ACIMA:
Sinalização de linha em 2006 (Fotos Claudio Vitoriano em 2006).
ACIMA: (esquerda) A linha passa espremida pela cidade, já coberta de terra depois
de 8 anos de abandono
(Fotos Claudio Vitoriano em 2006). (direita) Guindaste da antiga RFFSA
(Fotos Claudio Vitoriano em 2006).
ACIMA: A linha e desvios no pátio da estação de Capela (Foto Claudio Vitoriano em 2018).
ACIMA: O armazem ferroviario em Capela (Foto Claudio Vitoriano em 2018).
(Fontes: (Geraldo Fernandes do Carmo, 2023;.Claudio Vitoriano, 2006 e 2018; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960; IBGE; Le Brésil,
Ses richesses naturelles, ses industries, Serviço de Expansão
Econômica do Brazil, tomo II, Paris, 1910; Guia Geral de 1960) |
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Plataforma da estação de Capela em 2006. Foto
Claudio Vitoriano |
Plataforma da estação de Capela em 2006. Foto
Claudio Vitoriano |
A estação de Capela em 2006. Foto Claudio Vitoriano |
A estação reformada, em foto de 2018, de Claudio Vitoriano.
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Atualização:
05.05.2023
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