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Rede Ferroviária
do Nordeste (1949-1975)
RFFSA (1975-1996)
CFN (1996-2008) |
ARAPIRACA
Município de Arapiraca, AL |
Ramal de Colégio - km 504 (1960) |
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AL-3142 |
Altitude: - |
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Inauguração: 29.03.1949 |
Uso atual: abandonada (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal do
Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu a estação
de Porto Real do Colégio em 1950, foi aberto aos poucos a partir
da estação de Lourenço de Albuquerque, na linha
Recife-Maceió da Great Western. Em 1884 estava em Urupema,
em 1891 avançou até Viçosa, em 1912 em Quebrangulo.
Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios, para somente
14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio São
Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de Propriá
no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando a passagem dos
trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000, a queda de
uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até 2007,
quando se começou a fazer a recuperação do ramal
pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os trens de
passageiros não existem mais desde por volta de 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Arapiraca foi inaugurada em 1949.
Até o início dos anos 2000, foi uma
das estações operacionais da CFN, atual concessionária
da antiga Rede Ferroviária do Nordeste.
Sem trens de passageiros
desde o início dos anos 1980, com a linha abandonada desde
que a CFN assumiu a concessão do trecho em 1998, Arapiraca
em janeiro de 2008 tinha a esperança de ganhar seu VLT (Veículo
Leve sobre Trilhos): "Com o objetivo de (...) avaliar a infra-estrutura
para a elaboração do projeto de implantação do metrô de superfície
em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa fez o trajeto da linha férrea
que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, zona
rural. O percurso de 16 km foi realizado na manhã de 10 (de janeiro),
a convite dos técnicos da CFN e foi acompanhado (...) (secretários
municipais). A avaliação, feita a partir do resultado do trabalho
já executado na área pela CFN, irá permitir a Prefeitura encaminhar
um estudo de viabilidade à CBTU para a instalação do VLT. (...) A
proposta do prefeito será reativar o transporte de passageiros numa
área entre o Distrito Industrial e a Vila São José, atendendo mais
de vinte bairros da zona urbana, além de comunidades da área rural.
'Esse projeto tem uma série de vantagens. O benefício social é muito
grande e estaremos viabilizando um esquema de transporte coletivo
estruturado, à partir dessa linha que já existe e corta toda a cidade',
comentou. Iniciado em outubro do ano passado, o trabalho de reativação
dos trens de carga em Alagoas já se encontra em estágio bastante avançado.
Segundo o Coordenador de Obra da CFN, José Morais Neto, a liberação
do tráfego já deverá ser feita a partir do início de 2009. (...)
Toda
essa operação compreende a limpeza, drenagem e recuperação da linha.
Um trabalho que, de acordo com a análise prévia do Prefeito de Arapiraca,
irá facilitar a efetivação do metrô de superfície. "Essa infra-estrutura
nos beneficia muito", comentou. Ainda segundo os técnicos da CFN o
tráfego entre trens de carga e de passageiros é absolutamente viável
e seguro, pois é regido por normas oriundas do Centro de Controle,
em Fortaleza, e é guiado por sistema via satélite (...) 'Tenho certeza
que as pessoas irão fazer esse passeio para fugir do stress', comentou
o vereador João dos Santos, enquanto apreciava o passeio que norteava
a rodovia AL-115" (Alagoas 24 Horas, 10/01/2008).
O VLT nunca chegou, nem se fala mais nele, nem em anos de eleições. Em 2020, armazém, estação e pátio estavam em ruínas. Terá sido reformada em 2021 (ver foto ao pé da página).
ACIMA: Inauguração da linha de Arapiraca a Colégio em 1950, com muitos anos de atraso (Diário da Manhã, PE, 14/12/1950).
ACIMA: A estação abandonada e o lixo em seu pátio em 2020 (Foto Rodrigo Henrique, 11/11/2020). Terá sido restaurada em 2021?
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ACIMA: O armazém abandonado e em ruínas em 2020 (Foto Rodrigo Henrique, 11/11/2020).
/Fontes: Rodrigo Henrique, 2021; cma.al.gov.br; Site Arapiraca antiga; Claudio Vitoriano, 2021; Diario da Manhã (PE), 1950; Alagoas 24 horas, 2008). |
A estação, provavelmente nos anos 1950. site Arapiracalegal.wordpress.com.br |
A estação de Arapiraca, em 2005. Foto Carlos Alberto
Martins da Matta |
A estação de Arapiraca, em 04/2007. Foto Maria
de Fátima S. Silva |
Armazém da estação de Arapiraca, em 04/2007.
Foto Maria de Fátima S. Silva |
A estação de Arapiraca, em 04/2007. Foto Maria
de Fátima S. Silva |
A estação de Arapiraca, em 04/2007. Foto Maria
de Fátima S. Silva |
A estação de Arapiraca, em 04/2007. Foto Maria
de Fátima S. Silva |
A estação em 2021, restaurada (?). Do site webarapiraca.al.gov.br |
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Atualização:
05.09.2021
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