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(1875-1926)
Guanabara
Anhumas
Gety
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1875-1926) |
ANHUMAS
Município de Campinas, SP |
Linha-tronco original - km 10 |
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SP-0913 |
Altitude: - |
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Inauguração: 03.05.1875 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Anhumas foi inaugurada com a linha da Mogiana,
em 1875. Era ela então uma das "oito estações
construídas em alvenaria de tijolo", no tronco e no ramal
de Amparo (Relatório do Presidente da Província,
1878).
Teria sido este prédio o mesmo que foi desativado em 1926?
"Foi construída no km 10, junto ao rio Anhumas e divisas
das fazendas dos Quirinos e viúva Rocha" (*RM-26/7/1874).
"Em conseqüência da epidemia que reinou nesta cidade
durante alguns mezes, vimo-nos obrigado de montar uma officina provisória
em Anhumas, que lá funccionou perto de 3
mezes. Por falta de accomodações naquelle
logar tivemos de construir rapidamente uma serie de casas de madeira,
cobertas com telhas de zinco, para as famílias dos nossos operários,
assim como puzemos á
disposição dos mesmos doze vagões cobertos vasios
e o armazém de Anhumas. Apezar de todos os esforços
que empregamos para minorar os soffrimentos do nosso pessoal temos
de lamentar a perda de 32 operarios das officinas, na maior parte
estrangeiros e de alguns trabalhadores da conserva" (Relat.
Mogiana,
13/10/1889).
Com a retificação de 1926, foi substituída por outra, na linha nova.
Foi demolida há muitos anos, mas o seu local original ainda pode ser
visto da estação atual, a cerca de 200 metros a oeste desta.
(Veja também ANHUMAS-NOVA)
A curva que fazia a linha entrar
no pátio da estação de Anhumas apresentou
problemas nos três primeiros anos de funcionamento da
linha, por causa de dois acidentes: um "descarrilhamento
da locomotiva da locomotiva que rebocava o trem mixto (sic)
das 6 horas da tarde em Campinas" na chegada do trem
a Anhumas em 24 de abril de 1877. No dia seguinte, "desencarrilhou
outra locomotiva na estação das Anhumas; estes
dois últimos tiveram lugar por defeito na curva de entrada
na estação: foi modificada, melhorando-se o raio
da curva; além da demora do trem não houve outro
inconveniente". |
1877
AO LADO:
Do Relatório do Presidente da Província, 1878
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1877
AO LADO: Anhumas era ponto de muitos acidentes (A
Provincia de S. Paulo, 27/4/1877). |
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1877
AO LADO: Anhumas era ponto de muitos acidentes. Seria na mesma curva citada mais acima? (A
Provincia de S. Paulo, 23/5/1877). |
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1880
AO LADO: Outro acidente em Anhumas a apenas três km antes da estação (A
Provincia de S. Paulo, 27/4/1877). |
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1883
AO LADO: Acidente na região de Anhumas (A
Provincia de S. Paulo, 27/4/1877). |
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1884
AO LADO: O acidente deve ter sido bem mais perto de Anhumas do que de Jaguari (A
Provincia de S. Paulo, 3/10/1884). |
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1884
AO LADO: O mesmo acidente agora com mais detalhes (A
Provincia de S. Paulo, 4/10/1884). |
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1885
AO LADO: Outro cidente em Anhumas (A
Provincia de S. Paulo, 15/10/1885). |
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1886
AO LADO: Acidente em Anhumas (A
Provincia de S. Paulo, 18/03/1886). |
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1886
AO LADO: Ainda sobre o mesmp acidente fo dia 18 em Anhumas (A
Provincia de S. Paulo, 19/03/1886). |
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1887
AO LADO: Acidente em Anhumas (A
Provincia de S. Paulo, 29/06/1887). |
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1892
AO LADO: O escritorio de tráfego da Mogiana muda-se provisoriamente para Anhumas, graças à nova epidemia de febre amarela que grassava em Campinas (A Provincia de S. Paulo, 3/3/1892). |
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1892
AO LADO: Descarrilamento em Anhumas e outras noticias de Campinas (A Provincia de S. Paulo, 3/3/1892). |
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1897
AO LADO: Acidente xom morte próximo a Anhumas (O
Estado de S. Paulo, 15/07/1897). |
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1901
AO LADO: Acidente próximp a Anhumas (O
Estado de S. Paulo, 1/12/1901). |
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1915
AO LADO:
Do Relatório do Presidente da Província, (O
Estado de S. Paulo, 2/10/1915).
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1922
AO LADO: Recomendação do chefe da estação (O
Estado de S. Paulo, 20/4/1922). |
ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
José Antonio Vignoli; Relatório do Presidente da Província,
1878; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí, SP; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1872-1930; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Foto da estação original de Anhumas, c. 1910 -
Álbum da Mogiana, Museu de Jundiaí |
Esta foto da estação parece ter sido tirada próxima
à sua desativação, em 1926. Foto cedida
por José Antonio Vignoli |
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Atualização:
31.07.2021
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